Sobre o grupo de pesquisa "Vocalidade & Cena" (Diretório CNPq)
As pesquisas e a produção artística e conceitual do Grupo de Pesquisa Vocalidade e Cena- V&C, se concentram no problema da produção de sentido, no processo que vai da abordagem do texto até sua concretização na voz, na palavra e nos demais sons presentes cena no momento de sua performance. Nesse contexto, a voz é definida como uma produção do corpo capaz de gerar significados complexos, controláveis em cena. A vocalidade em performance é compreendida como resultado da produção de voz e palavra por parte de um grupo dado, em um tempo e lugar determinados, ou seja em um contexto coletivo e em sua contingência histórica. O sistema de representação da palavra pela escrita e a proliferação dos meios de reprodução audiovisual são considerados como instâncias que informam a percepção e a subjetividade contemporâneas e, portanto, a produção de vocalidade em suas diversas manifestações. A vocalidade é considerada no Grupo no contexto da Dimensão Acústica da Cena que, em um âmbito de 360°, em diversos planos fixos e móveis, se estabelece a partir de um complexo de relações entre as esferas da voz e a palavra, do ambiente acústico e da música em performance. A voz e a palavra estabelecem o ponto de partida para a produção de sentido nos processos de encenação abordados pelo Grupo, nos quais a definição das dimensões visual e táctil são igualmente elaboradas. O Grupo V&C aborda a atuação como um tornar presente/atualizar/produzir, distanciando-se da perspectiva do atuar como representar/interpretar/reproduzir. Esta abordagem se corresponde à idéia da personagem como 'modo de fala', que responde a noções fluidas de tempo e espaço em cena. Neste contexto, o Grupo V&C trabalha na definição de redes de técnicas e métodos que considerem o treinamento para a performance no campo das artes como uma instância de flexibilização do corpo para a produção de sentido em cena.
Linhas de pesquisa:
-
CORPO E SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS: Abordar o universo conceitual em relação ao 'corpo humano' no campo dos estudos da performance, com ênfase na relação humano/não-humano, para consideração das novas subjetividades e os seus resultados no campo da performance contemporânea.
-
NOVAS VOCALIDADES EM PERFORMANCE: Considerar a incidência do treinamento em relação a estabilização e/ou formulação de estilos de atuação, assim como o papel desses estilos na consolidação e/ou configuração de novos gêneros em performance. Detectar novos estilos de atuação na performance contemporânea, com foco na produção de voz e palavra e na apropriação de meios tecnológicos, e estudar os problemas e possibilidades surgidos dos mesmos.
-
TÉCNICAS, MÉTODOS E PROCEDIMENTOS: Definir recursos metodológicos adequados para subsidiar as pesquisas realizadas no âmbito do Grupo, com foco na estreita inter-relação entre os universos conceitual e metodológico.
Endereço do grupo no CNPQ – Diretório de grupos de pesquisa no Brasil: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240803CJT5ELV
Sobre o grupo de pesquisa PRÁTICAS E POÉTICAS VOCAIS (Diretório CNPq)
Trata-se de um grupo interinstitucional formado por pesquisadores das Universidades Federais de Uberlândia (UFU), Brasília (UnB), Santa Catarina (UFSC) e das Universidades Estaduais de Campinas (UNICAMP) e de Santa Catarina (UDESC). A proposta do grupo é promover estudos e pesquisas interdisciplinares sobre práticas pedagógicas e processos de composição poética da voz, no âmbito das Artes Cênicas. O grupo realiza um seminário itinerante "Seminário A Voz e a Cena" voltado para o compartilhamento de experiências e de resultados de pesquisa práticas e teóricas sobre a voz. Também, busca consolidar espaços para publicações e divulgação de informações e trabalhos sobre este tema. As ações do grupo dialogam diretamente com a prática de ensino, pesquisa e extensão que cada pesquisador realiza na sua respectiva IES.
Para 2013 está programada a publicação do primeiro volume do livro coletânea “Práticas e poéticas vocais”, pela editora EDUFU.
Linhas de pesquisa:
Poéticas e performances vocais - esta linha concentra os estudos e as pesquisas interdisciplinares realizadas no âmbito da criação e da composição de poéticas vocais, em diferentes contextos culturais, estéticos e artísticos.
Princípios e práticas pedagógicas da voz - Esta linha concentra os estudos sobre princípios e procedimentos pedagógicos da voz, considerando a interdisciplinaridade no ensino, na preparação e na pesquisa vocal, em diferentes contextos como a formação em arte, os grupos e coletivos artísticos, entre outros.
Endereço do grupo no CNPQ – Diretório de grupos de pesquisa no Brasil:http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0015803SLU2BNX