top of page

Sinopses e fichas técnicas dos eventos

DIA 14/11

PALESTRA E OFICINA:

 

Palestra Inaugural - "A dimensão espacial e dionisíaca da ação vocal", com Profª Francesca Della Monica - 10h às 12h, Auditório do Pavilhão Multiuso II - UnB

 

Sinopse: Exploração da ação vocal em relação ao espaço cênico e à sua gestualidade, como um fenômeno antropológico e performativo. Pretende-se observar como a reação a um espaço físico, relacional e imaginativo pode interferir na dinâmica fônica e na superfície ressonante do corpo. Dessa forma, propõe-se o estudo do espaço vocal, entendido como o campo de ação do movimento e do gesto vocal na voz falada e na voz cantada, na performance individual e coletiva, e como espaço de idealização tímbrica e expressiva. Em particular, focalizam-se as questões relativas à liberdade da expressividade vocal em sua dimensão dionisíaca, para além das convenções do código social apolíneo.


Sobre a palestrante: Artista, pedagoga e pesquisadora italiana, Francesca Della Monica conduz uma pesquisa original sobre as diversas possibilidades da voz e da musicalidade no âmbito teatral contemporâneo, por meio de uma metodologia própria. É considerada uma das maiores especialistas na Europa, seja pelo aspecto técnico quanto pelo criativo, com um sólido conhecimento tanto das técnicas tradicionais quanto das experiências experimentais e de vanguarda – fruto de uma formação eclética que reúne a Filosofia, a Arqueologia, a Música, o Teatro e as Artes Visuais. Destaca-se também pela sua experiência e predileção pelo estudo das notações não convencionais da voz, próprias da música contemporânea. O seu particularíssimo percurso artístico conduziu-a a colaborações significativas, destacando-se o encontro com John Cage, um dos principais nomes da música do século XX, que compôs e adaptou alguns solos para a sua voz. No que diz respeito à pesquisa vocal,Representa a Itália no âmbito da Instituição Giving Voice of Wales, um dos mais importantes organismos de pesquisa europeia sobre os estudos voltados à vocalidade. A partir de 2011, estabeleceu uma parceria artística e pedagógica com o artista e pesquisador brasileiro Ernani Maletta, trabalhando continuamente também no Brasil, em colaboração com diversos grupos e artistas cênicos, entre os quais se destacam o diretor Gabriel Villela e o Grupo Galpão.

 

 

 

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICAS:

 

​Um Credor da Fazenda Nacional (Teatro na Roda II)

Direção: César Lignelli (UnB)

 

Texto de Qorpo Santo: dramaturgo brasileiro do sec. XIX considerado entre alguns pesquisadores como precursor do teatro do absurdo.

 

Sinopse: Aventuras em uma repartição pública com personagens (in) comuns.

 

Sinopse expandida: Um Credor chega à Fazenda Nacional, solicitando seu pagamento. Vai encontrando dificuldades em ser atendido nos distintos setores da instituição até que desiste e o inusitado acontece.  

 

Montagem do Coletivo alaOca: ocorre de forma itinerante tendo como base  um pequeno trailer de viagem. Durante as apresentações são desenvolvidas 3 narrativas em concomitância. Uma na entrada do trailer (portaria da instituição), outra dentro do trailer (repartição) e uma terceira com uma projeção com animação em stop motion fazendo menção a outra sala da repartição.

 

A música da peça é executada pelos próprios atores, onde os sons dos instrumentos são gerados a partir do contato destes com partes distintas do trailer-teatro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica:

Direção Geral: César Lignelli
Direção de Animação: Fernando Gutiérrez e César Lignelli
Coordenação Técnica: Fernando Gutiérrez
Composição Musical: César Lignelli e atores
Desenho de Som: Fernando Gutiérrez e César Lignelli
Figurinos, Cenografia e Maquiagem: Cyntia Carla
Produção: Gustavo Gris
Programação visual: Tiago Sabino
Assessoria de Imprensa: Diana Leiko

Atores: Érica Rodriguez, João Lima, Michelle Nogueira e Tainá Baldez

Atores da animação: Eric Costa (samambaia), Érica Rodriguez (relógio de ponto), Gustavo Gris (porta), João Lima (ventilador), Michelle Nogueira (arquivo), Tainá Baldez (mesa) e Xico Bruno (cadeira).

 

 

 

DIA 15/11

OFICINA:

 

"Corpo-voz e Musicalidade" - Profa. Ma. Dirce Helena (UFU).

 

Sinopse: Os princípios e práticas vocais no trabalho do ator articulados à musicalidade compõem o eixo condutor do minicurso “Corpo, Voz e Musicalidade”. A voz pode se presentificar em uma extensa gama de sonoridades a partir da exploração de diferentes elementos da escritura musical, tais como, tessituras, intensidades, ritmos, pulsações, registros, acentos, silêncios, entre outros. Assim, as relações de elementos da escritura musical às ações vocais visam a ampliação repertorial dos participantes na elaboração e registro de partituras corpóreo- vocais.

 

Sobre a palestrante: Atriz, Diretora e Pesquisadora da Cena Teatral com ênfase no Corpo-Voz; Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo; Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo; Graduação em Educação Artística – Licenciatura em Arte  Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo; Pianista formada pelo Conservatório Musical da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é professora de Voz da Universidade Federal de Uberlândia – MG. 

 

 

 

 

INSTALAÇÃO CÊNICA "Naufrágio" - Por Sulian Vieira, César Lignelli e Fernando Gutierrez

 

Sinopse: A instalação O Naufrágio é uma versão da montagem teatral homônima baseada em O Marinheiro de Fernando Pessoa e em trechos de A Tempestade de William Shakespeare. As palavras, a música e outras sonoridades espacializadas em 7.1 compõem a instalação com as imagens, a cenografia e os objetos da montagem teatral, gerando ecos e reflexos que visam confundir os limites entre a ficção, o real  e a memória. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA 16/11

OFICINA:

 

"Processos Criativos para a Voz em Performance", com Daiane Dordete Steckert Jacobs (UDESC) de 14h às 18h, Departamento de Artes Cênicas, sala BSS-51

 

Sinopse: A oficina propõe um espaço de experimentação e criação da voz como material dramatúrgico, nos interstícios da atuação e da arte da performance. A arte da performance traz o corpo e a voz da atriz/ator-performer como suporte da criação artística, nas múltiplas relações com o espaço, objetos, mídias e audiência no acontecimento artístico. Neste campo de investigação, a materialidade da voz (parâmetros de produção sonoro-vocal) será a base da criação performática. A oficina abordará escuta e percepção, preparação e técnica vocal, além de propor processos de criação vocal para performances, que poderão ser apresentadas ao final da oficina.

 

Sobre a ministrante: Daiane Dordete Steckert Jacobs (SC).

Natural de Joinville-SC, atualmente reside em Florianópolis-SC, onde leciona como professora efetiva do Departamento de Artes Cênicas da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Doutoranda e Mestre em Teatro pela UDESC e Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná. É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias, poeta e produtora cultural. Atualmente, trabalha em parceria com o grupo Cia Vai!, de Joinville-SC, sendo o espetáculo ©elas (estreado em dezembro de 2011) sua última produção em direção, dramaturgia, vídeos, cenário e figurino.

 

 

 

 

PERFORMANCE GIL ROBERTO - MESTRANDO EM ARTES

 

Título: Epifonia ou 43 fotogramas para ouvir a voz

 

Sinopse: Lançar um pouco de si boca afora...Por uma prática nômade da voz em performance: glossolalia, gibberish e ruído. Um homem encerra um potencial virtual da voz e, sua voz, um potencial virtual de sentidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Diego Bresani

Foto: Mila Petrillo

Foto: Rayssa Coe

bottom of page