top of page

O II Seminário "A Voz e a Cena" é uma realização do grupo interinstitucional de pesquisa "Práticas e Poéticas Vocais", através dos projetos de extensão universitária Programa Laboratório de Performance, coordenado pela professora Ms. Daiane Dordete Steckert Jacobs (Departamento de Artes Cênicas/CEART/UDESC) e pelo projeto 2º. Seminário A Voz e A Cena, coordenado pela professora Dra. Janaína Träsel Martins (Departamento de Artes e Libras/UFSC). Todos os eventos gratuitos e abertos à comunidade.

 

 

 

Sinopses e fichas técnicas dos eventos

 

​PALESTRA INAUGURAL:

 

"A voz e o espaço na instalação sonora e cênica O Espelho", com Iain David Mott (Unb)
14.11, às 10h, auditório do bloco amarelo – CEART/UDESC

Sinopse: A palestra examinará as dimensões técnicas e estéticas da produção da voz gravada, e terá como foco a noção cinemática de Michel Chion da "extensão nula", onde aspetos da trilha sonora conspiram para sugerir um espaço físico compartilhado entre um personagem e o espectador. Na instalação O Espelho, ilusões e acústicas providenciam uma "internalização" de performance gravada por meio da extensão nula.

Sobre o palestrante: Iain David Mott é Professor adjunto da área voz e performance do departamento de Artes Cênicas da UnB e artista sonoro inglês-australiano radicado no Brasil desde 2007. Possui doutorado pela University of Wollongong, Austrália (2010) intitulado "Sound Installation and Self-listening" e graduação em Bachelor of Science (BSc), na University of Queensland (1986). Concluiu ainda Graduate Diploma in Music Technology (especialização em tecnologia contemporânea da música) na La Trobe University. Foi Professor Visitante da UnB por quatro anos até 2012 ministrando disciplinas como Elementos da Linguagem, Estética e História da Arte (ELEHA3), Acústica Musical I e Teoria e Prática de Gravação I. Como artista, atua desde 1990 como especialista no campo da arte sonora, tecnologia musical e instalação. Realizou exposições na Austrália, Áustria, Espanha, China, Holanda e no Brasil. Participa como professor orientador do Laboratório de Performance e Teatro do Vazio (LPTV), grupo de pesquisa e extensão do Instituto de Artes vinculado ao Decanato de Extensão (DEX) e ao Departamento de Artes Cênicas da UnB.

Site: http://www.reverberant.com/pp/mott_pt.htm

CURSOS: ​

​​

CURSO 01 - "A voz em ambientes virtuais", com Iain David Mott (Unb)
14.11, das 14 às 19h, espaço 1 – CEART/UDESC

Sinopse: Este curso irá explorar as consequências do ambiente acústico na performance vocal e especificamente, interações entre a escuta e produção vocal serão examinados. Enquanto os exercícios da escuta tem foco em ambientes acústicos virtuais, o resultado deles tem aplicação em
qualquer contexto acústico. O objetivo do curso é desenvolver técnicas avançadas da escuta em relação a ambos, o ambiente acústico e a própria voz. Estas técnicas serão aplicadas na performance vocal de textos e irão adicionar informações sobre respiração, inflexão e ressonância da voz, metro etc. Os exercícios serão uma síntese, e serão baseados no trabalho de especialistas da voz como Cicely Berry, Kristin Linklater e Michael McCallion, além de abrangerem o campo da música, incluindo as ideias de Pierre Schaeffer, Denis Smalley e do pedagogo R. Murray Schafer. Espero que o curso funcione como uma investigação criativa cooperativa além de exercer o seu papel didático.

 

Obs.: para participar da oficina "A Voz em ambientes virtuais", é necessário que cada participante traga seu laptop, headphone, mp3 com gravador de voz e um texto, de no máximo dois parágrafos para a gravação.

 


CURSO 02 - "A arte do ser cantante", com Cecília Valentim (SP)
15.11, das 14 às 19h, teatro da UFSC
                      
“Há uma canção acontecendo o tempo todo em meu corpo, conectando-me a outras canções e freqüências, criando uma rede e um todo, onde sou um com minha canção, compondo uma canção maior, de todos". Cecília Valentim.                                            
                                                               
Sinopse: O Canto, meio primordial pela qual a Arte-Música se manifesta, nos revela em nossa dimensão mais profunda, pois dá voz a realidade que somos, no instante em que somos. Ao cantarmos, modulamos nosso estado de consciência e abrimos as portas para outros níveis de percepção. Podemos criar outras realidades, lembrarmos quem somos e sintonizarmos com um sentimento de integridade, congruência e pertencimento a uma totalidade. O verdadeiro canto, posto ser aquele que nasce do Ser e nos leva de volta a ele, nos coloca fora do tempo, carrega em si o poder da transformação e da beleza.
A Arte do Ser Cantante é uma abordagem criada por Cecília Valentim, com o propósito de possibilitar um Re-EnCantamento da habilidade e capacidade inatas do Ser de expressar-se por inteiro, em toda sua potência, convidando o participante a colocar sua voz  em consonância com a vibração da sua beleza original e irretocável, para estar no mundo em ressonância com os movimentos da Alma, em consonância com os sentimentos, plena de si mesma. É também um encontro mágico entre pessoas para viver a experiência de modular seu próprio canto e co-criar um cantar de todos.                                       

                                                                                                                         
Desenvolvimento: A Arte do Ser Cantante é uma abordagem essencialmente vivencial que trabalha a consciência e o desenvolvimento vocal-pessoal em sua totalidade, por cinco dimensões que ocorrem simultaneamente: corporal, emocional, psíquica, musical e poética. Dentro deste trabalho, em integração com os recursos do CANTO, são utilizados também os da Análise Bioenergética, Biossíntese, Biopsicologia, Healing Voice, Overtone Chanting e outras linhas da Psicoterapia Corporal, Transpessoal e Energética.
Programa: Nada Bhrama: Tudo é Som – As cinco dimensões; O Ser Cantante; O Canto Potencial: Todo canto é Belo; O Pulsar da respiração e o pulsar do Coração; Ressonâncias: A Alma Corpo; O Canto dos Harmônicos – Overtone Chanting; Manifestando sua própria vibração por meio do canto; A Arte do Canto, A arte de Ser; Consciência, Desenvolvimento e expressão vocal; Prática com cantos de diversas tradições.                                                                                                              

Sobre a ministrante: Cecília Valentim, CBT., é Cantante,  psicoterapeuta  e educadora vocal. Graduada em Música/Canto, foi aluna e assistente de H.J. Koellreutter por 12 anos. Especializou-se em Música Antiga na Inglaterra, com Emma Kirkby e Evelyn Tubb e na Espanha com Jordi Savall e Montserrat Figueiras. Formou-se em Healing Voice e Overtone Chanting na Inglaterra, com Jill Purce. É formada em diferentes linhas da Psicoterapia Corporal, Transpessoal e Energética como Análise Bioenergética, Biossíntese, Biopsicologia e Terapia Iniciática. Estudiosa dos rumos da Nova Física, da Neurociência e Espiritualidade, Cecília é pioneira no Brasil e inovadora na integração entre as Artes do Canto  e da cura como caminho de transformação pessoal e expressão. Criou a abordagem A Arte do Ser Cantante. Há mais de 20 anos vem aprimorando e levando seu trabalho como artista e psicoterapeuta a diferentes lugares do Brasil e exterior.

CURSO 03 - "A voz que escuta", com Meran Vargens (UFBA)
16.11, das 14 às 19h, espaço 01 – CEART/UDESC​

Sinopse: A oficina propõe experimentar a voz a partir da escuta do silêncio, de si mesmo e do outro. A voz será explorada em sua dimensão física e não física de maneira integrada. Experimentaremos a reverberação da voz nos campos sutis de energia. Será utilizada a contação de histórias de vida, recordações e sonhos estimulando a percepção da fala integrada à expressão do corpo. A intenção desta abordagem é ampliar a consciência do ator no ato de afetar e ser afetado através da voz e, assim, interferir na construção futura de personagens.

Sobre a ministrante: Meran Vargens possui graduação em Educação Artística Habilitação Em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Salvador (1985), mestrado em Ma In Theatre Arts Performance - University of London (1997) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: ator, expressão vocal, processo de criação, interpretação e expressão vocal para o ator e construção de personagens e linguagem do teatro, teatro narrativo e contadores de histórias.

 

MESAS REDONDAS:

​​

MESA 01: Pedagogias da voz
15.11, das 9h às 11h30, teatro da UFSC

Com Sulian Pacheco (Unb), ​Márcia Virginia (UFPE), Natália Fiche (UNIRIO) e Juliana Rangel (UFC). Mediação Janaína Träsel Martins (UFSC).

 

MESA 02: Poéticas da voz em cena
16.11, das 9h às 11h30, espaço 01, CEART/UDESC

Com César Lignelli (UnB), Fernando Aleixo (UFU), Marco Alvarenga (UFOP)​ e Meran Vargens (UFBA). Mediação Daiane Dordete (UDESC).

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS: ​

​​

A MENINA BOBA – Direção Bárbara Biscaro (SC)​

(http://www.barbarabiscaro.blogspot.com)

 

Sinopse: Este espetáculo é baseado na obra poética “A Menina Boba”, de Oneyda Alvarenga (1911-1984) e no ciclo de canções de Claudio Santoro, que musicou quatro poemas da poetisa, no ano de 1940.  O universo do modernismo brasileiro e aspectos da vida de Oneyda Alvarenga, contada através de sua correspondência com o poeta Mário de Andrade, são o ponto de partida para a criação da dramaturgia deste trabalho. A profunda amizade entre Oneyda e Mário de Andrade e o esforço de Oneyda para afirmar-se como poetisa e artista nas décadas de 30 e 40 são recontados através de um olhar poético. Seu jeito simples, sua poesia e a sinceridade de suas confissões nas cartas que troca com Mário de Andrade foram fonte de inspiração para a criação desta obra, que se baseia na musicalidade da voz e no movimento corporal para re-construir memórias, entrelaçando fatos reais e ficcionais, brincando com o canto e a voz falada em um jogo poético da voz em cena.

Espetáculo Adulto. Duração: 45 minutos

Ficha técnica:

Direção, dramaturgia e atuação: Barbara Biscaro

Cenografia e iluminação: Roberto Gorgati

Voz em off: Edélcio Mostaço

Produção: Barbara Biscaro

 

UNIVERSO CABELUDO – Direção Andréia Paris e Vivian Coronato (SC)

Sinopse: ​"Universo Cabeludo.A maior banda de rock de todos os tempos. O delírio do público. Venha para o show!"

Ficha Técnica:

Concepção Geral: Universo Cabeludo
Direção: Andreia Paris e Vívian Coronato
Vocais: Andréia Paris e Vívian Coronato
Guitarra: Vívian Coronato
Violino: Andréia Paris
Músicas: Universo Cabeludo*
* Com participações especiais de Luanda Wilk e Patricia Leandra
Duração: 60 minutos. ​

 

 

FLOR DAS ÁGUAS – Direção Janaína Martins (UFSC)​

​​(http://flordasaguas.wix.com/flordasaguas)

Sinopse: Flor das Águas reverencia a poética do sagrado feminino, do ventre do corpo e do ventre da Terra. Em um grupo de pesquisa constituído por cinco mulheres, dançamos e cantamos as poéticas das águas. Navegamos por matrizes culturais brasileiras de mitologias sobre as Deusas do mar, do lago, da chuva, do rio, da cachoeira. Para a composição da dramaturgia mergulhamos em poesias, em cantos sagrados indígenas, dos orixás, das lavadeiras e em questões socioambientais referentes às águas no Brasil. Banhadas nessas águas, tecemos relações criativas e compositivas entre corpo, voz, palavra, som e dança. Este trabalho artístico é vinculado ao projeto de pesquisa Poéticas Vocais do Corpo em Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina. Flor das Águas é um entrelace entre teatro e dança, que nos convida a submergir nas poéticas das águas primevas, matriz uterina, chuva sagrada que flui no seio da Grande Mãe, fonte de todas as fontes.
Ficha Técnica:

Direção Artistica: Janaina Trasel Martins

Elenco: Ieda Moraes Takaya, Juliana Schiavo, Marcela Trevisan, Thais Souza, Janaina Martins

Videografismo, Fotografia, Arte Gráfica: Gabriel Stella

Cenografia: Edson Menezes

Cenotécnico: Guilherme Rosário Rotulo

Operação da Iluminação Cênica: Gabriel Guedert

Operação de som: Ronaldo Pinheiro Duarte

Figurino: Daniela Antunes

Composições das canções: Canto das lavadeiras: Ieda Takaya. Canto para Iemanjá: Andrea Cathala

Produção: Janaina Martins e Juliana Schiavo

Apoio: FunPesquisa/UFSC, Curso de Artes Cênicas/UFSC, DALi, Secult, Teatro do DAC/UFSC

 

QUALQUER COISA A GENTE INVENTA - Direção de Meran Vargens (UFBA)

Sinopse: Meran Vargens traz à cena sua contadora de histórias. O figurino é um macacão de retalhos que reflete a artesã das palavras, do jogo de criar mundos e tecer imaginários através da cena na arte de contar histórias. É um desafio à imaginação. Qualquer coisa a gente inventa é uma sessão de histórias inventadas na hora a partir de estratégias de narrativas cênicas, onde o público, se quiser, poderá interferir nas histórias e nas propostas de cena. Cada dia possui roteiro único mesmo que jogos sejam repetidos em diferentes sessões. A atmosfera é de encontro, intimidade e troca de experiências de vida que habitam nossas memórias, sonhos e o nosso rico universo imaginário. ​

Duração 60min.​

Ficha técnica:

Concepção, atuação, direção e roteiro: Meran Vargens
Cenografia, figurino e maquiagem: Meran Vargens com orientação de Rino Carvalho
Confecção do figurino: Jacy Fonseca
Iluminação: Joseane Almeida (a partir das próximas temporadas)
Fotografia e Vídeo: Zélia Uchôa
Edição: Marcos Fias
Produção: Zélia Uchôa
Realização: Meran Vargens e Cia de Teatro os Bobos da Corte

 

A ÁRVORE DE TODAS AS HISTÓRIAS - Direção de Mariene Perobelli (MG)

Sinopse: Fruta, mordida, história; história, mordida, fruta... O espetáculo aborda o universo infantil inventado por duas meninas arteiras que se encontram em um quintal. Histórias de paixão, encantamento, musicalidade e aventuras. Com simplicidade "A Árvore de todas as Histórias" é um convite ao encontro com crianças de todas as idades.

Ficha técnica:
Concepção: Mariene Perobelli
Texto: Julio Rafael Cogo, Mariene Perobelli
Atuação: Maria Cláudia Lopes, Mariene Perobelli
Musicalização: Maria Cláudia Lopes
Supervisões flutuantes: Fernando Aleixo - direção de ator
                                        Meylí Lima - dramaturgia
                                        Renata Ferreira - direção de cena
                                        Myrtes Dias da Cunha - supervisão pedagógica
                                        Vilma Leite - colaboração
Figurino e criação visual: Fabiana Ludwig
Realização: Ser com Arte
Apoio: DICULT - PROEX - Universidade Federal de Uberlândia - GPECPOP
www.arvoredetodashistorias.com

 

 

 

Sobre o grupo de pesquisa PRÁTICAS E POÉTICAS VOCAIS (Diretório CNPq)

Trata-se de um grupo interinstitucional formado por pesquisadores das Universidades Federais de Uberlândia (UFU), Brasília (UnB), Santa Catarina (UFSC) e das Universidades Estaduais de Campinas (UNICAMP) e de Santa Catarina (UDESC). A proposta do grupo é promover estudos e pesquisas interdisciplinares sobre práticas pedagógicas e processos de composição poética da voz, no âmbito das Artes Cênicas. O grupo realiza um seminário itinerante "Seminário A Voz e a Cena" voltado para o compartilhamento de experiências e de resultados de pesquisa práticas e teóricas sobre a voz. Também, busca consolidar espaços para publicações e divulgação de informações e trabalhos sobre este tema. As ações do grupo dialogam diretamente com a prática de ensino, pesquisa e extensão que cada pesquisador realiza na sua respectiva IES.

Para 2013 está programada a publicação do primeiro volume do livro coletânea “Práticas e poéticas vocais”, pela editora EDUFU.

Linhas de pesquisa:

Poéticas e performances vocais - esta linha concentra os estudos e as pesquisas interdisciplinares realizadas no âmbito da criação e da composição de poéticas vocais, em diferentes contextos culturais, estéticos e artísticos.

 

Princípios e práticas pedagógicas da voz - Esta linha concentra os estudos sobre princípios e procedimentos pedagógicos da voz, considerando a interdisciplinaridade no ensino, na preparação e na pesquisa vocal, em diferentes contextos como a formação em arte, os grupos e coletivos artísticos, entre outros.

​​

Endereço do grupo no CNPQ – Diretório de grupos de pesquisa no Brasil:http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0015803SLU2BNX

 

 

Sobre as organizadoras​

​Janaína Träsel Martins tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase na preparação e na direção de processos de criação corpóreo-vocais. É Doutora em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia, com tese na área criação corpóreo-vocal do ator. Mestre em Teatro, pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com dissertação sobre a preparação de corpo-voz na formação do ator. Graduada em Fonoaudiologia, com Especialização em Voz. É Professora Adjunta I do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina. www.janainatraselmartins.paginas.ufsc.br.

 

Daiane Dordete Steckert Jacobs é Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Teatro da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis-SC, onde ministra as disciplinas de Voz I, II, III e IV. É doutoranda em teatro pela UDESC, com pesquisa em desenvolvimento sobre o trabalho vocal no teatro performativo. Mestre em teatro pela mesma instituição, com dissertação sobre performance e dramaturgia do ator contemporâneo. É bacharel em artes cênicas com habilitação em interpretação teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná. É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias, poeta e produtora cultural.

 

 

 

Contatos dos professores de voz que participaram dos cursos, mesas, palestras e espetáculos:​


Cecília Valentim (SP)

ceciliavalentim@terra.com.br
 
César Lignelli (UNB)
cesarlignelli@hotmail.com
 

Daiane Dordete (UDESC)
daiane_dordete@hotmail.com
 
Fernando Aleixo (UFU)
aleixo@demac.ufu.br
 
Iain David Mott (UNB)
mott@reverberant.com
 
Janaina Martins (UFSC)
janainatmar@gmail.com
 
Juliana Rangel (UFC)
julianarangelfp@yahoo.com.br

Márcia Virgínia (UFPE)
marciavirginia@hotmail.com
 
Marco Alvarenga (UFOP)
marcovoz.alvarenga@gmail.com

Meran Vargens (UFBA)
meran@terra.com.br

Natália Fiche (UNIRIO)
nataliafiche@terra.com.br
 
Sulian Vieira (UNB)
sulianmu@yahoo.com

 

Contatos dos artistas que participaram com espetáculos:

 

Andréia Paris (SC)

deiaparis@hotmail.com
 
Bárbara Biscaro (SC)
barbara.biscaro@gmail.com
 
Maria Cláudia Lopes (MG)
mariaclaudialopes9@hotmail.com
 
Mariene Perobelli (MG)
marie.belli@gmail.com
 
Vivian Coronato (SC)
viviancoronato@gmail.com

Informações sobre o II Seminário, 2012

bottom of page